A realização da Conferência insere-se no atual contexto económico mundial, nomeadamente no cenário de pós-pandemia e dos impactos que a atual guerra entre Rússia e Ucrânia produzirão em África, em Cabo Verde e em outros estados insulares.
 
De entre os temas, serão abordados, Os Desafios e o Desenvolvimento dos Pequenos Estados Insulares, no Pós – Guerra, o Futuro do Sistema Financeiro Internacional, o Sistema SWIFT, o Futuro da Banca e as Moedas do Futuro, Crescimento Económico, -Dívida Pública e Inflação em África, A Guerra na Ucrânia – Efeitos sobre os desafios dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), entre outros.
 
A conferência terá um formato híbrido (presencial e on-line), e contará com a presença de especialistas e académicos mundiais nas áreas de economia e gestão. A nível internacional estarão presentes, personalidades como António Rebelo de Sousa (Portugal), Elisabeth Moreno (França), Zulmira Rodrigues (Holanda), Carlos Lopes (ONU) e convidados nacionais, entre os quais o Vice-primeiro-ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, o Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, e o Presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Miguel Monteiro.
 
O BCA será representado por alguns clientes, tanto na Praia como no Mindelo.